domingo, 20 de março de 2011

Gravidez e Atividade física


Pode-se praticar atividade física durante a gestação? Quais os benefícios que a gestante teria em realizar um programa de exercícios em uma condição tanto quanto delicada?
 Através desta postagem vou tentar sanar as dúvidas acima descrita.
Atividade física para gestantes é muito importante para o seu próprio organismo e para o desenvolvimento do feto, quando esta não tem nenhuma contra-indicação absoluta observada pela área médica. Somente aquelas que por motivos de doenças próprias ou causadas durante a gestação, que poderiam colocar em risco a saúde de feto, pode haver a restrição, por isso a importância da conversa com o obstetra e sempre respeitar a decisão tomada.
O Trabalho com as gestantes deve ser individualizado e personalizado para que haja segurança à mãe e ao feto, sempre com acompanhamento de um profissional de Educação Física e um nutricionista, sendo assim os benefícios aos recém-nascidos são muitos, como: melhor condição para a ocasião do parto, melhor faixa de peso corporal, diferenças estruturais favoráveis tanto no músculo esquelético quanto no coração (número aumentado de vasos sangüíneos na circulação coronária) (Barros, 1997).
Os exercícios mais indicados são as caminhadas, pedaladas, nadar, e para as gestantes que aumentam significativamente o seu peso corporal é recomendado um trabalho aeróbio e também exercícios localizados para correção postural, mesmo que as gestantes fossem sedentárias antes da gravidez e até para as esportistas, sempre bem orientados não causam prejuízo para as mães e a criança.
Concluímos que a atividade física para a gestante, desde que adequadamente orientada, trará benefícios estéticos e de saúde para ela e o seu bebê, e poderá ser incorporada para uma melhor qualidade de vida. 

Um comentário:

  1. Nossa Jú.... só agora eu fico sabendo disso?!!!!
    É uma pena que qdo eu estava grávida não me preparei assim.
    Gostei muito, continue sempre postando coisas novas, bjus no S2.

    ResponderExcluir