sábado, 19 de março de 2011

Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)

Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) ocorre quando há atraso no desenvolvimento de habilidades motoras ou dificuldades para coordenar os movimentos, que resultam em incapacidade da criança para desempenhar as atividades diárias (MISSIUNA, 199?; SANTOS; DANTAS; OLIVEIRAl. 2004). Conforme Missiuna (199?), as características das crianças com TDC geralmente são notadas primeiro por aqueles que possuem maior aproximação, pois as dificuldades motoras interferem no desempenho acadêmico ou nas atividades de vida diária (ex.: vestir, habilidade para brincar no parquinho, escrita, atividades de educação física).
Mesmo o TDC sendo uma deficiência eminentemente motora, sua causa ainda é desconhecida. O impacto negativo da deficiência na vida da criança é tremendo, como relata LOSSE et al. (1991 apud SANTOS et al. 2004).
Missiuna (199?) relata algumas prováveis possibilidades para as dificuldades que as crianças apresentam. A primeira possibilidade é que a criança pode ter dificuldade em interpretar e integrar a informação que está sendo recebida através dos sistemas sensoriais (visão, tato, equilíbrio, posição das articulações ou pelo movimento dos músculos). A segunda possibilidade é que a criança pode ter dificuldades para escolher o tipo de ação motora apropriada para a situação. Para selecionar uma ação, a criança tem que considerar o contexto no qual a ação acontece (ex.: A criança que está se aproximando para subir na calçada deve compreender que dar um passo para cima é mais ou menos como subir escada). A terceira possibilidade é de que a criança pode ter dificuldade para formular o plano de ação na seqüência correta. A criança tem que organizar os requerimentos motores da tarefa numa seqüência de comandos, que comunicam aos músculos como desempenhar a ação requerida (ex.: Quando a criança se aproxima de degraus, ela tem que transferir o peso para uma perna antes de levantar a outra) (MISSIUNA, 199?).
Analisando as colocações do Missiuna (199?) podemos entender que as dificuldades advindas do TDC vão desde a aquisição e interpretação das informações do ambiente e do próprio corpo, até a seleção e elaboração de planos de ação adequados às metas pretendidas. Além disso, dificuldades na precisão da informação de feedback (informações sobre o resultado do movimento) também afetam a capacidade de aprendizagem e desempenho de habilidades motoras novas.
Assim, os efeitos geralmente associados à TDC são: desajeitamento e inconsistência no desempenho de tarefas, coordenação motora pobre, problemas de ritmo e na transferência de aprendizagem, declínio do desempenho com a repetição, tensão corporal e excesso de atividade muscular na execução de tarefas motoras (MAGUALHÃES; NASCIMENTO; REZENDE. 2004).
Segundo Magalhães, Nascimento e Rezende (2004) o TDC inicia-se na infância e persiste até a idade adulta, tendo impacto tanto na vida escolar e social da criança, como nos outros membros da família. De acordo com o autor, independente da causa, a prevenção e detecção do TDC exigem avaliações criteriosas, com uso de testes específicos para diagnóstico adequado.
Estudados desde o início do século passado e descrito sob vários nomes, tais como disfunção cerebral mínima (DCM), hipercinesia, distúrbio perceptual motor, síndrome da criança desajeitada, agnosia e apraxiado desenvolvimento, dispraxia do desenvolvimento, somatodispraxia e distúrbio psicomotor MAGUALHÃES; NASCIMENTO; REZENDE. 2004), os problemas de coordenação motora na criança recentemente receberam um diagnóstico formal: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Developmental Coordination Disorder DCD) ou TDC, para abreviar. O termo TDC apareceu pela primeira vez no Manual Estatístico de Diagnóstico de Distúrbios Mentais DSM III-R em 1987 e, atualmente, tem a classificação 315.4 no DSM IV(1), constando no CID-10(2), com a classificação F82 MAGUALHÃES; NASCIMENTO; REZENDE. 2004).

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